Home Perfil Consultorio Fototerapia Links
Home
Perfil
Consultorio
Fototerapia
Links
Informativos
Fotos

COSMÉTICOS DE UNHAS

            As unhas têm importância como órgão funcional e estético. São compostas por lâminas queratinizadas que recobrem a última falange dos dedos. A lâmina ungueal absorve água e sua flexibilidade depende dessa quantidade.

Sua espessura varia de 0,5 a 0,7 mm. Apresenta crescimento médio de 0,1 mm/dia nos quirodáctilos (dedos de mãos), sendo mais lento nos pododáctilos (dedos de pés). O crescimento sofre variações individuais, influenciado por doenças sistêmicas e fatores locais.

Os cosméticos de unhas são divididos em quatro grupos de produtos: esmaltes, endurecedores de unhas, removedores de esmalte e removedores de cutículas.

ESMALTES

Os esmaltes são utilizados para enfeitar as unhas, cobrir alterações na cor e dar resistência às unhas fracas. São compostos por seis tipos de substâncias:

(1) Formador primário de filme responsável pela dureza e resistência à abrasão - ex: polímeros de metacrilatos, polímeros vinílicos e nitrocelulose.

(2) Resina formadora secundária de filme com a função de acrescentar brilho e aderência - ex: formaldeído, p-toluenosulfonamida.

(3) Plastificantes que proporcionam flexibilidade - ex: ftalato de dibutila, ftalato de dioctila, fosfato de tricresila.

(4) Solventes - ex: acetatos, cetonas, tolueno, xileno.

(5) Corantes - pigmentos orgânicos e inorgânicos

(6) Materiais de carga especial para dar resistência - ex: escamas de peixe de guanina ou flocos de dióxido de titânio revestido com mica.

Os três primeiros componentes são dissolvidos em um solvente, acrescentando cor e cargas para obter um aspecto cosmético desejado.

          A reação mais comum provocada pelo esmalte é a Dermatite Alérgica de Contato, sendo que 1 a 3% da população apresenta esta dermatose. Sua manifestação ocorre com lesões em face e pescoço, podendo também apresentar onicodistrofia com dor digital pela ação da resina sensibilizante no leito ungueal.

         A substância sensibilizante mais comum dos esmaltes é a Toluenosulfonamida (resina liberadora de formaldeído). Outras substâncias também podem provocar Dermatite Alérgica de Contato, porém mais raramente (por exemplo, pigmentos, resina poliéster, metilacrilatos...).

ENDURECEDORES DAS UNHAS

Endurecedores de unhas são preparações cosméticas para aumentar a resistência de unhas quebradiças. São esmaltes de unha transparentes com concentrações diferentes de solventes e resinas. Funcionam como camada básica para melhor aderência do esmalte colorido.

         Na literatura dermatológica existem muitas referências quanto a alergia de contato pelos endurecedores. Atualmente não se utiliza mais formaldeído livre nessas preparações – causa de Dermatite Alérgica de Contato. As substâncias usadas são náilon, acetatos, resinas acrílicas, nitrocelulose, entre outras.

         Podemos observar também alterações como hiperqueratose subungueal, leuconíquia da metade proximal da lâmina, onicodistrofia e onicólise.

REMOVEDORES DE ESMALTE

Removedores de esmalte são substâncias utilizadas para remover os esmaltes de unhas. A forma mais conhecida é a líquida, contendo solvente como acetona, álcool, acetato de etila, acetato de butila. Essas substâncias podem provocar irritações e ressecamentos da pele ao redor das unhas.

         Existe removedor de esmalte condicionador contendo materiais gordurosos em sua composição, por exemplo, álcool cetílico, lanolina e óleos sintéticos, diminuindo assim a desidratação local.

REMOVEDORES DE CUTÍCULAS

Removedores de cutículas dissolvem o excesso de tecido cuticular das unhas. Contém hidróxido de sódio ou de potássio entre 2 e 5%, e propilenoglicol ou glicerina como umectante.

         Seu uso não é recomendado devido ao desenvolvimento freqüente de inflamação com infecção secundária bacteriana ou colonização fúngica.

UNHAS ARTIFICIAIS

As unhas artificiais são feitas de plástico e se utiliza cola acrílica. Sua base metacrilato pode ser causa de Dermatite Alérgica de Contato. Podemos observar também onicodistrofia com descoloração, hemorragia subungueal, hiperqueratose subungueal, dor, onicólise.

Home | Perfil | Consultorio | Fototerapia | Links
Site Map