Home Perfil Consultorio Fototerapia Links
Home
Perfil
Consultorio
Fototerapia
Links
Informativos
Fotos


FATORES QUE INTERFEREM NA ABSORÇÃO CUTÂNEA DAS SUBSTÂNCIAS.

 

A pele é uma membrana com várias camadas, cada uma com suas características de absorção. Se a pele fosse uma camada única, os parâmetros de absorção seriam facilmente mensurados, com resultados constantes. Por isso a pele é um tecido vivo, dinâmico com variações na penetração de químicos.

Os cosméticos em geral, apresentam ingredientes que penetram apenas na camada córnea.  No entanto, alguns produtos apresentam componentes que podem ser absorvidos pelo menos em pequenas quantidades.

Os fatores que influenciam no grau de absorção de uma substância são agrupados nas seguintes categorias:

Relacionados às propriedades físico-químicas das substâncias como:

Tamanho da molécula: substâncias com baixo peso molecular penetram mais rápido e atingem as camadas mais profundas do tecido cutâneo.

Capacidade de oclusão do veículo: cremes oleosos e oclusivos favorecem a penetração da substância.

Solubilidade do veículo na camada córnea: veículo com grande solubilidade no estrato córneo favorece a penetração do princípio ativo.

O grau de afinidade da droga com o veículo: aumento da afinidade reduz a penetração cutânea.

Concentração do princípio ativo no produto: em geral, altas concentrações aumentam a penetração no tecido epicutâneo.  

Referentes às características da pele do indivíduo

Local de aplicação: existem diferenças regionais na permeabilidade da pele diretamente relacionadas com a espessura do extrato córneo. A região escrotal no homem tem o maior grau de absorção, seguida, em ordem decrescente, da face, couro cabeludo, dorso, antebraços, região palmar e plantar.

Temperatura da pele: elevação da temperatura aumenta a absorção

Integridade da barreira de proteção: o dano da camada córnea por produtos abrasivos, álcalis, inflamação da pele por dermatoses preexistentes (dermatite atópica, dermatite seborrêica, psoríase) favorecem a absorção.

Por isto, deve-se aceitar que os cosméticos podem agir no tegumento e mostrar atividades farmacológicas ou fisiológicas.



Home | Perfil | Consultorio | Fototerapia | Links
Site Map