Home Perfil Consultorio Fototerapia Links
Home
Perfil
Consultorio
Fototerapia
Links
Informativos
Fotos

HIDRATAÇÃO: PELE NORMAL & ECZEMAS

 

A pele é o órgão que faz a relação entre o corpo humano e o meio ambiente. Ela é composta pela derme, a parte mais profunda, onde se encontram os vasos, as terminações nervosas, o colágeno, as glândulas sudoríparas e sebáceas e o folículo piloso. A camada superficial corresponde à epiderme, constituída pela camada basal, a partir de onde se originam as células da camada espinhosa, granulosa e córnea.

A camada córnea, ou estrato córneo é a barreira de proteção da pele. Alterações da sua integridade levam à perda de funções da pele. Esta porção da epiderme é formada por células anucleadas, denominadas corneócitos, envoltos por uma matriz lipídica. A coesão destas estruturas mantém as funções de evitar a evaporação da água corporal para o ambiente e a prevenção de entrada de substâncias na epiderme.

As dermatoses inflamatórias, como os eczemas (dermatite de contato, dermatite atópica), são acompanhadas de alterações da barreira de proteção da pele (estrato córneo), fazendo com que estas dermatoses tenham como características a xerose da pele, a presença de descamação e até de fissuras.  Estas alterações decorrem da perda de hidratação da pele, com o aumento da perda de água trans-epidérmica (TEWL), pelas alterações estruturais desta camada. Além disto ocorre aumento da produção de citocinas pelos queratinócitos, aumentando o processo inflamatório.

A utilização de hidratantes no tratamento dos eczemas como dermatite de contato e a dermatite atópica, favorece o rápido restabelecimento das funções do estrato córneo, contribuindo também para a resolução da inflamação.

Estes produtos são compostos por múltiplos elementos, com função umectante e oclusiva. Os umectantes atraem água  da derme para as camadas superficiais. As substâncias oclusivas são oleosas (emulsão água em óleo), impedindo a evaporação da água.

Os hidratantes, com constituintes lipídicos, promovem a hidratação e auxiliam na reorganização da camada córnea. A pele apresenta melhor aparência, desaparecendo a sensação de ressecamento, e torna-se mais elástica, diminuindo a formação de fissuras. Vários trabalhos têm demonstrado a melhora do prurido com uso destes produtos.

Assim, por fatores fisiológicos, que demonstram a ação destas substâncias no processo de reparação da pele e pela sensação de bem estar do paciente, recomenda-se a utilização de hidratantes como terapêutica auxiliar, no tratamento dos eczemas.

Bibliografia

Bouwstra JA, Graaf A, Gooris GS et al. Water distribution and related morphology in humans stratum corneum at different hydratation levels. J Invest Dermatol 2003 120:750-8.

Fartash M, Schnetz E, Diepgen TL. Characterization of dertergent-induced barrier alterations- effect of barrier cream on irritation. J Invest Dermatol Symp 1998, 3:121-7.

Flynn TC, Petros J, Clark R et al. Dry skin and moisturizers. Clinics in Dermatology  2001,19:387-92.

Gonzalez S,Gonzalez E, White WM et al. Allergic contact dermatitis: correlation of in vivo confocal imaging to routine histology. J Am Acad Dermatol 1999, 40:708-12.

 Kang K, Stevens S. Pathophysiology of atopic dermatits. Clinics in Dermatology 2003, 21:116-21.

Loden M. The skin barrier and use of moisturizers in atopic dermatitis. Clincs in Dermatology 2003 21:145-57.

Proksch E, Jensen JM, Elias PM. Skin lipids and epidermal differentiation in atopic dermatitis. Clincs in Dermatology 2002 21:134-44.

Home | Perfil | Consultorio | Fototerapia | Links
Site Map