Home Perfil Consultorio Fototerapia Links
Home
Perfil
Consultorio
Fototerapia
Links
Informativos
Fotos
 
 

O que é fototerapia?

A fototerapia é um método de tratamento indicado para várias doenças de pele. Esta metodologia consiste na irradiação da pele humana com a luz ultravioleta A ou ultravioleta B emitida por lâmpadas especiais e que são componentes dos aparelhos  utilizados especificamente para o tratamento das doenças inflamatórias da pele.

 

A fototerapia é uma modalidade nova de tratamento?

Não, a fototerapia existe há muito tempo, sendo utilizada principalmente na Europa há mais de 30 anos. No Brasil, por ser um país tropical, a presença constante do sol sempre foi um fator para se considerar a fototerapia artificial ( utilização de aparelhos) como desnecessária. Entretanto, com o aumento progressivo das atividades de cada um, com a falto de tempo para se tomar sol e com a modificação climática observada em quase todas as regiões do país, se torna quase impossível  ter uma exposição solar constante e regular, para ser indicada como tratamento. Por isso, nos últimos anos a necessidade da fototerapia artificial passou a ser considerada; vários serviços universitários criaram centros de fototerapia.

 

Quais as principais doenças de pele em que está indicada a fototerapia?

Em geral, todas as doenças inflamatórias da pele podem ser tratadas com a fototerapia. A psoríase é dermatose com principal indicação terapêutica, mas a cada dia, várias dermatoses são referidas por apresentarem boa resposta a este tipo de tratamento. Segue abaixo as principais indicações para fototerapia:

         Psoríase (todos os tipos)

Parapsoríase

Vitiligo

Dermatite seborreica

Linfoma cutâneo de células T ( Micose fungóide)

Dermatite atópica

Eczema crônico

Dermatite de mãos

Pitiríase liquenóide

Urticária crônica idiopática

Pruridos ( inclusive  relacionado com AIDS)

Hipomelanose pigmentar progressiva

Como devo proceder para fazer este tipo  de tratamento?

Se você é portador de algumas dermatose  que foi relacionada acima, procure um dermatologista, para que ele possa lhe dar as orientações necessárias e indicar esta modalidade terapêutica para sua dermatose. Como encaminhamento feito pelo seu médico,  ligue para  a Clinica de fototerapia e marque uma avaliação

De acordo com o tipo de doença, a localização, a  intensidade do quadro clínico será indicado um dos seguintes tipos de fototerapia:

 

-Fototerapia com UVB NB:  realizada com a irradiação de ultravioleta B ( localizada ou em todo corpo).  Neste tipo, não há necessidade de tomar nenhuma medicação antes da irradiação de luz UVB.

 

Fototerapia com UVA: Além da luz UVA é necessário a utilização de um medicamento. Este tipo de tratamento é denominado de PUVAterapia ( Psoralênico + UVA). A PUVAterapia também pode ser tópica ( com aplicação do psoralênico 30 minutos antes da irradiação de UVA) ou sistêmica em que o psoralênico é tomado via oral uma ou duas horas antes da exposição à UVA.

 

Home | Perfil | Consultorio | Fototerapia | Links
Site Map