Home Perfil Consultorio Fototerapia Links
Home
Perfil
Consultorio
Fototerapia
Links
Informativos
Fotos


Os autobronzeadores são produtos que determinam o escurecimento da pele sem a necessidade de exposição solar, ou seja, a pele fica com aspecto bronzeado sem o risco de agressão solar. A substância responsável pela alteração da coloração da pele é a dihidroxiacetona (DHA), presente em praticamente todos os produtos com essa finalidade. O mecanismo de ação do autobronzeador é a ligação da molécula de DHA com proteínas da superfície da pele. A partir dessa ligação são formados compostos chamados de melanoidinas que se depositam principalmente na camada córnea, com pouca penetração e nenhuma absorção. Estes compostos promovem a mudança de coloração da pele, além de interagir com a radiação ultravioleta.

A concentração normalmente encontrada é de 3 a 5% em gel, creme ou loção. O grau de bronzeamento é proporcional à quantidade utilizada e o número de aplicações. O efeito surge em 2 a 3 horas. Com a descontinuação do uso a coloração desaparece em aproximadamente 3 dias.

O uso de autobronzeadores não promove proteção solar. A proteção pode equivaler no máximo a FPS 4, portanto não dispensa o uso de fotoprotetores durante a exposição solar.

Home | Perfil | Consultorio | Fototerapia | Links
Site Map