Home Perfil Consultorio Fototerapia Links
Home
Perfil
Consultorio
Fototerapia
Links
Informativos
Fotos


 Alopecia areata é uma doença que desafia o doente, seus familiares e amigos. Existem algumas experiências comuns entre os que são afetados pela doença. Por exemplo, você pode estar pensando que é o único no mundo com Alopecia areata e, que ninguém é capaz de entender o que você está sentindo. Na verdade, existem sentimentos  e frustrações comuns entre os pacientes e familiares dos portadores de Alopecia areata como:

*   medo que descubram que você tem a doença

*   medo que descubram que você usa uma peruca

*   sentimentos de tristeza e depressão

*   sentimentos de compaixão

*   revolta.

*   vergonha

*   medo de que outras pessoas ou até mesmo familiares possam ter a doença por sua causa.

*   vontade de estudar a doença para tentar encontrar a cura

A maioria das pessoas não está preparada para conviver com as crises de Alopecia areata. Para muitos, pessoas com Alopecia areata, assim como parentes e amigos, podem passar por uma série de novas situações confusas e imprevisíveis.

Segue abaixo, uma relação de atitudes que podem ajuda-lo a conviver com a doença. Embora todas estas atitudes sejam importantes para o sucesso  de sua adaptação com a Alopecia areata, elas não precisam ser seguidas na mesma ordem da lista.

- Obter informações corretas sobre Alopecia areata

- Obter  com seu médico, informações sobre os vários tipos de tratamento de Alopecia areata e  qual o melhor tratamento no seu caso

- Fazer contato com outras pessoas com Alopecia areata

- Manter um equilíbrio emocional , aprendendo estratégias para evitar depressão, ansiedade e stress  emocional.

- Obter informações sobre uso de perucas e/ou outros cosméticos que irão ajuda-lo a conviver com a Alopecia areata.

    - Conversar abertamente com amigos e parentes  sobre seus sentimentos associados a vivência com Alopecia areata

- Preservar e valorizar os pontos positivos da sua vida: trabalho, crescimento profissional, saúde, relações íntimas, etc.

Para muitas pessoas, Alopecia areata representa  um trauma. Alopecia areata também pode ser traumática para os familiares. Muitas pessoas que sofreram traumas, consideram importante procurar ajuda de profissionais de saúde que podem ajudá-los  a conviver com seus sentimentos. Uma boa maneira  de saber se você precisa de ajuda é examinar o quanto a Alopecia areata está afetando sua vida.

Nos pacientes com Alopecia areata, são comuns as reações emocionais já mencionadas; mas,  se seus sentimentos são intensos  e você não consegue superá-los, uma terapia deve ser considerada. Se Alopecia areata causou uma dramática alteração no seu estilo de vida, você precisa de ajuda. Por exemplo, se você não participa de atividades rotineiras, se você está com problemas em seu trabalho ou escola,  ou se você não consegue conversar, se abrir com pessoas próximas, você precisa de ajuda. Converse com seu dermatologista, que ele poderá orientá-lo na escolha de um profissional.

 

Dra Ida Duarte.

 

Home | Perfil | Consultorio | Fototerapia | Links
Site Map